Desenvolvimento de Talentos Organizacionais


Empresas são relacionamentos.
"Ninguém está sozinho, por mais que pense estar" Gonzaga
s
line decor
 
line decor
 

Sobre Talentos

À denominação tradicional: “Desenvolvimento Organizacional”, inseri o termo “Talento”. Na antiguidade este termo foi nome de moeda, ou seja, um bem material, e significa também hoje em dia habilidade, dom, aptidão ou vigor.

A intenção é a de ressaltar a idéia de que a prosperidade material de uma organização tem ligação direta com o pleno desenvolvimento humano dentro desta.

No meu modo de ver, empresas não são produtos/serviços dentro de um fluxo de trabalho em meio a um mercado consumidor. Organizações são relacionamentos. Pessoas se relacionando e assim se aprimorando para que dentro de outros relacionamentos, serem devidamente reconhecidas e remuneradas, ou seja, prósperas como pessoas e na organização.

Entendo que administrar não é um assunto somente técnico. Administrar antes de tudo é um assunto existencial. Técnicas de administração (Fluxo de caixa, formação de preços, custos, marketing e etc.), são essenciais ao sucesso do empreendimento, porém não são o suficiente.

O primeiro compromisso do empreendedor é com ele mesmo, ou seja, com seus valores, com seus anseios, sua visão de mundo, que desponta para este como sua missão de vida. O seu empreendimento é a extensão do seu jeito de ser no mundo.

Uma empresa onde o principal propósito de existência seja o lucro é uma empresa que resultou de uma visão de mundo muito limitada. Uma empresa precisa de um propósito maior, algo que lhe dê sentido, algo com significado.

Uma vida sem propósitos, sem brilho e sem valores que a norteiem não vale a pena ser vivida. Cabe então a pergunta: Por que uma empresa poderia existir sem um comprometimento de tal ordem?

Técnicas de administração quando alinhadas com valores nobres e grandiosos, que apontem para uma visão de futuro inspiradora e desafiante, geram resultados muito superiores a somente lucro.

O processo de transformação, na busca de comprometimento, motivação e resultados amplos, tem então seu início com uma transformação interna, que só então pode ser refletida externamente. Usar o mesmo modelo mental que criou o problema não amplia em nada as chances de resolvê-lo. Trilhar o mesmo caminho só nos leva ao mesmo lugar conhecido.

Uma abordagem orientada somente para resolver problemas (Técnicas de administração) não trás em si a energia necessária para o sucesso do empreendimento. Não é possível extrair do “desconforto” que se deseja evitar a energia necessária para realizar um processo de transformação. É necessário identificar a visão de mundo que cria a realidade que se vive no momento para então se resignificá-la com grandeza para que esta seja inspiradora e desafiante.

Quais os valores que regem sua organização? Qual a sua visão de futuro? Qual estratégia de negócio é alinhada à esta visão? Os colaboradores de sua empresa foram comunicados desta estratégia e se alinham com ela? Eles estão comprometidos e dispostos com prazer a realizar esta visão?

 

Conteúdos de transformação desta página

- O que é Desenvolvimento de Talentos Organizacionais?
É um processo de busca de integridade entre pensar, sentir e agir. Uma empresa deve ser mais do que uma forma de ganhar a vida.

- O que faz o Desenvolvimento de Talentos Organizacionais?
Como se consegue integridade? Qual o modelo pedagógico utilizado? Empreender é antes de tudo uma questão existencial. O empreendimento será a expressão de quem forem seus integrantes.

- Por que investir em um Programa de Desenvolvimento de Talentos Organizacionais?
A resposta está em RESULTADOS, por trás deles existe um processo de transformação evolucionário que leva à pergunta: Você está feliz com seus resultados?

- Motivação (Motivo para ação)
Ter se um motivo para a ação é o segredo para se ter entusiasmo, energia e resultados. Quais são os motivos que mobilizam realmente uma pessoa? Quer colaboradores com brilho nos olhos? Pense nisso...

- Investir em bem estar gera prosperidade.
O Instituto GPTW - Great Place to Work ( Ótimo lugar para se trabalhar) aponta um ótima oportunidade de investimento. Veja a simulação de resultados comparativos entre as empresas que investem ou não em bem estar. São surpreendentes os resultados.

- Pessoas não são recursos. Empresas são relacionamentos.
RH nas empresas signifca Recursos Humanos. A proposta aqui é mudar o significado destas iniciais para Relacionamentos Humanos. Pois: Há empresas que usam as pessoas e amam as coisas; Há outras empresas que usam as coisas e amam as pessoas.

- Meta, Auto-conhecimento e Vida. 
Se empreender tem a ver com realizações, o estabelecimento de metas é ao meu ver uma importante ferramenta. Porém, além dos quesitos necessários para chamarmos um desejo de meta, existem outras questões subjetivas que se não antecedem o estabelecimento de metas, são no mínimo paralelas a este processo empreendedor.