"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é." Caetano veloso
 
line decor
 
line decor
   
Se eu fosse você, faria exatamente o que você faz.

Se eu fosse você...

“Se eu fosse você...” é uma frase muito utilizada, porém creio que se formos ser rigorosos na busca da precisão, deveríamos completá-la com:
“Se eu fosse você, eu faria exatamente o que você faz”.

Sei que não é normalmente assim que tendemos a completá-la. O comum é  usarmos a nossa experiência de vida, que nos faz ver o mundo de forma específica e diferente da pessoa que aconselhamos neste momento, e dizemos algo que tem a ver com o nosso ponto de vista, ou para usar termos mais técnicos, usamos nossos paradigmas, nosso mapa mental ou ainda, nossa visão de mundo.

Veja a figura abaixo:

Se você fosse um jovem de uns 25 anos de idade, solteiro, sem impedimentos de qualquer natureza, e eu lhe mostrasse esta figura de mulher (Solteira e desimpedida como você). Você se sentiria atraído por ela? Você teria vontade de convidá-la para um passeio romântico?

Existem pessoas que vêem nesta figura uma senhora de idade muito avançada e feia, logo, com esta “visão de mundo”, estes não a convidariam para sair.

Há quem veja nesta figura uma linda e atraente jovem, logo, uma pessoa com este “ponto de vista”, certamente a convidaria para sair.

Acredite em mim, existe a possibilidade de se ver as duas mulheres citadas nesta mesma imagem. (Abaixo em posso lhe auxiliar a identificá-las na figura.)

É a mesma figura, contudo, de acordo com o que se vê, de acordo com a percepção que se tem, as atitudes que são suscitadas são muito diferentes. Nossos comportamentos e atitudes são de acordo com nossa visão de mundo, com como percebemos o mundo.

Sendo assim, se eu fosse você, eu teria seu corpo, seus órgãos de percepções, suas dores, seus amores, sua história de vida, suas experiências, seus traumas, seus desejos, suas informações, suas predileções... E assim, eu fatalmente veria o mundo como você, e uma vez vendo o mundo como você vê, que outra alternativa eu teria senão fazer exatamente o que você faz? Tendo este entendimento, “Se eu fosse você, eu faria exatamente o que você faz.”

Vale lembrar que nossos pontos de vistas (Visão de Mundo) não são o mundo propriamente dito. Isto funciona mais ou menos como um mapa. O mapa não é o território, ele somente o representa.

Quando falamos de como o mundo é estamos falando de nossos mapas, de como o percebemos, porém, sem nos darmos conta, tomamos nosso mapa como se este fosse a “realidade”. Por isso tentamos “ajustar” a realidade do outro dizendo: “Se eu fosse você, faria isto ou aquilo”.

Quando falamos do mundo estamos falando da “nossa” realidade. Quando descrevemos o mundo, estamos na realidade descrevendo como vemos o mundo, e não de fato como ele é, pois ele será para cada um, de acordo com sua própria percepção.

Com este entendimento descrito acima, a Psicologia Humanista Existencial não foca na mudança de comportamento do indivíduo que a procura. A Psicologia não deve visar mudar ninguém para que este seja assim ou assado. Ainda que uma determinada mudança de comportamento seja desejada pelo cliente, esta ocorrerá como resultado da transformação na maneira de como este cliente percebe seu próprio mundo.

Esta postura da Psicologia garante ainda que o cliente sinta-se à vontade para ser quem ele é, sem ter que se defender ou resistir, pois sua realidade, sua mundo, não está em jogo. O que se estará verificando é o ajuste de seu “mapa do mundo” ao seu próprio mundo.

Então, se eu fosse você, faria exatamente o que você faz, sem mudar nada, porque eu seria você. Agora se você quiser mudar algo em você mesmo, podemos discutir nossos mapas de mundo, e os ajustes nestes, caso sejam realizados, garantirão mudanças com certeza.

Concluindo:
"Se os triangulos fizessem um Deus, lhe dariam três lados."
Montaigne

Dicas para Identificar as mulheres na figura:
- O que é a boca da senhora, é uma gargantilha na moça.
- O olho esquerdo da senhora, é a orelha esquerda da moça.
- A moça está de perfil e o contorno da nariz da senhora, é a lateral esquerda da face da moça.
- O cabelo é comum para as duas, mas a franja da senhora é um topete na frente da cabeça da moça.
- O queixo da senhora é o pescoço da moça.