line decor
 
line decor
   
Investir em bem estar gera prosperidade

O Great Place to Work® Institute é uma consultoria especializada em transformação de ambientes de trabalho que leva estes a uma melhor qualidade de vida e um melhor desempenho financeira da empresa.

A aplicação de seu Modelo de pesquisa se tornou referência mundial de qualidade no ambiente de trabalho. A metodologia de avaliação foi criada por Robert Levering, fundador do Instituto, jornalista norteamericano, famoso por seus artigos sobre questões relacionadas à relação de satisfação no trabalho e rentabilidade das empresas. O resultado deste trabalho aqui no Brasil é apresentado anualmente pela revista Época, indicando as Melhores Empresas para se Trabalhar.

O gráfico abaixo demonstra uma relação direta entre ambiente de trabalho com qualidade de vida e rentabilidade:

No período de 1998 a 2005 foram acompanhadas carteiras de investimento nos EUA.

- A coluna do gráfico em cor de vinho, com índice de rentabilidade 14,75%, refere-se à simulação de investimentos que tivessem sido realizados, a cada ano, em empresas que naquele no ano do investimento se situassem entre as melhores empresas para se trabalhar. Ou seja, vende-se as ações e compra-se novas a cada ano de empresas que estivessem dentro das melhores para se trabalhar.

- A coluna do gráfico em cor azul, com índice de rentabilidade de 10,12%, refere-se à simulação de investimentos que tivessem sido realizados em 1998 em empresas apontadas como uma das melhores para se trabalhar, onde estes investimentos se mantivessem até 2005.

- As demais colunas simulam investimentos em empresas onde, apesar de boa saúde financeira, não despontassem como as melhores para se trabalhar.

A análise destes desempenhos simulados aponta índices de rentabilidade melhores nas empresas onde, aos olhos dos colaboradores, estas fossem as melhores para se trabalhar. Reparem que são índices de rentabilidade expressivos de quase 100 e 200% maiores.

O que se pode perceber é que investir em satisfação no trabalho leva a um ótimo retorno!

Um aspecto importantíssimo no que se refere a este investimento na satisfação no trabalho: Não coloque este somente em salários e benefícios. As empresas melhores avaliadas como as melhores para se trabalhar , na média, nem sempre têm avaliações positivas no quesito remuneração. Ainda assim estas ficaram no topo da lista das melhores, pois garantem aos seus colaboradores: Identidade com os valores e ações da empresa; Confiança nas relações; Real importância na participação de todos e buscam a dignidade para todos não somente como um meio para resultados, mas também como objetivo final em suas ações estratégicas.

Tratarei mais detidamente estas forças motivacionais em outras oportunidades, porém de forma sucinta vale destacar que resultados são conseguidos através de relacionamentos. Empresas são relacionamentos. Como metófora desta situação podemos construir a seguinte imagem:
As melhores sementes (Talentos) brotam e crescem de forma efetiva somente em solos (Ambiente de trabalho) ricos. Por isso não tenha dúvidas: Investir em bem estar gera prosperidade!